Literatura Reformada

Conversas com Lutero

Protestantes sentem-se na obrigação de admirar aquele que reformou a Igreja. Católicos romanos sentem-se na obrigação de questionar aquele que provocou o segundo Grande Cisma da Igreja. Mas a maioria das pessoas, em ambos os grupos, desconhece a história e o pensamento de Lutero.
Em Conversas com Lutero você vai conhecer o “pai na fé”, o “indigno evangelista”, o “javali da floresta”: Lutero. Vai ouvi-lo conversar sobre a vida dele, a fé, o evangelho, a Reforma, a Igreja, entre outros assuntos. Confira um trecho de conversa:

“Repórter – A Igreja fracassou?

Lutero – A Igreja enquanto “esposa de Cristo” não fracassa nunca. O próprio Noivo declarou a Pedro que nem as portas do inferno poderão vencê-la (Mt 16.18). Mas, a Igreja hoje como “viúva de Cristo” é um fracasso. Sabe por quê? Porque há um fosso entre a Igreja real e a Igreja pretendida por Cristo. Em minha obra Explicações do Debate sobre o Valor das Indulgências, publicada em agosto de 1518, nove meses depois de eu enviar as Noventa e Cinco Teses ao arcebispo Alberto de Mogúncia, ao comentar a 62ª tese (O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo evangelho da glória e da graça de Deus), acredito que pus a mão na ferida básica ao denunciar: “Em boa parte da Igreja o evangelho de Deus é uma coisa bastante desconhecida”. Quando ouve esta dulcíssima mensagem de que Jesus é “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29), a consciência pecadora revive, e exulta em saltos de alegria, e fica cheia de confiança, e já não teme a morte, nem as espécies de penas associadas à morte, nem o inferno. As pessoas que temem as penas ainda não ouviram Jesus Cristo nem a voz do evangelho. Estão ouvindo a voz de Moisés.”

Sobre o Autor:

Diretor-fundador da Editora Ultimato e redator da revista Ultimato, Elben César é autor de, entre outros, Por Que (Sempre) Faço o Que Não Quero?, Refeições Diárias com Jesus, Mochila nas Costas e Diário na Mão, Para Melhor Enfrentar o Sofrimento, Conversas com Lutero, Refeições Diárias com os Profetas Menores, A Pessoa Mais Importante do Mundo, História da Evangelização do Brasil e Práticas Devocionais. Ex-presidente da Associação de Missões do Terceiro Mundo e fundador do Centro Evangélico de Missões, do qual é presidente de honra, é também jornalista e pastor emérito da Igreja Presbiteriana de Viçosa.

__________________________________


Cosmovisão Cristã e Transformação
Espiritualidade, razão e ordem social

Cláudio Leite, Guilherme Carvalho e Mauricio Cunha, org.

Páginas: 304
ISBN: 978-85-86539-93-0
Formato: 16x23
Assunto: Apologética, Ética / Comportamento, Liderança
Ano: 2006
Editora: Ultimato


– O que é cosmovisão cristã?
– Que aplicação prática ou implicações éticas têm as verdades bíblicas?
– Como os cristãos podem influenciar a ordem social?

É sobre estas perguntas, entre outras que desafiam a fé bíblica, que tratam os autores aqui reunidos.

Da abordagem teórica às ações práticas, da Igreja Primitiva à Reforma, das experiências históricas ao contexto brasileiro de pobreza, do compromisso com a piedade à prática da missão integral — Cosmovisão Cristã e Transformação aponta elementos e alternativas para uma espiritualidade que não deixa inalteradas as nossas relações sociais.


“O censo aponta o crescimento do número de evangélicos e o crescimento (e não a redução) dos nossos problemas sociais e morais. Onde estão o ‘sal da terra’ e a ‘luz do mundo’? Em um tempo marcado pela fragmentação e pelo individualismo, pela pobreza do pensar, o que nos falta não seria exatamente uma cosmovisão cristã, um conteúdo ético e uma proposta reformadora de inserção social?”
— Robinson Cavalcanti

__________________________________

Lendo as Escrituras com os Pais da Igreja (2ª edição)
Christopher A. Hall

Páginas: 248
ISBN: 85-86539-34-1
Formato: 16x23
Assunto: Igreja, Teologia / Doutrina, Vida Cristã
Ano: 2008
Editora: Ultimato


Ler e interpretar bem as Escrituras não é trabalho fácil. O estudo dos oito doutores da igreja mostra que eles tratavam a Bíblia como um livro santo, cujas riquezas podem ser escavadas somente por pessoas preparadas para honrar e obedecer à mensagem nela contida.

Em Lendo as Escrituras com os Pais da Igreja, Christopher Hall nos leva ao passado e nos mostra a maneira como os pais da igreja ouviam, compreendiam e respondiam a Deus e à sua Palavra. Ambrósio, Jerônimo, Agostinho, Gregório o Grande, Atanásio, Gregório de Nazianzo, Basílio o Grande e João Crisóstomo nos ensinam que a leitura da Palavra de Deus não pode se tornar um exercício esotérico, intelectual ou acadêmico. Ao contrário, somos desafiados a ouvir a voz de Deus além da mera letra.

Os pais da igreja receberam esse nome porque se preocupavam com a igreja antes de qualquer outra coisa. Não apenas com a igreja de séculos atrás, mas com a igreja de hoje. Aprender com eles é uma das lições básicas para todo aquele que se interessa pela Bíblia e por teologia.

Sobre o autor:

Autor de Lendo as Escrituras Com os Pais da Igreja, Christopher Hall é professor associado de estudos bíblicos e teológicos no Eastern College, em St. Davids, Pensilvânia, EUA, e co-editor do Ancient Christian Commentary on Scripture, publicado pela InterVarsity Press.

__________________________________

O Escândalo do Comportamento Evangélico
Por que os evangélicos estão vivendo exatamente como o resto do mundo?

Ronald J. Sider

Páginas: 144
ISBN: 978-85-86539-98-5
Formato; 14x21
Assunto: Ética / Comportamento, Igreja, Vida Cristã
Ano: 2006
Editora: Ultimato


Quem nós somos e quem Deus nos chama a ser?

Os evangélicos afirmam crer nos valores bíblicos e no poder de Deus de transformar vidas. Contudo, pesquisas demonstram que muitos não vivem de modo diferente do resto do mundo. De dinheiro a sexo, de racismo a realização pessoal, um escandaloso número de cristãos não vivem o que pregam. O Escândalo do Comportamento Evangélico revela a profundidade do problema e contrasta-o com o ensino bíblico.


“De vez em quando, alguém precisa ‘pisar no calo’ da igreja. A leitura deste livro pode fazer com que a dor fique estampada em seu rosto, mas essa dor do auto-exame vale a pena. Faça-o chegar às mãos de seu pastor, de seu grupo de estudo bíblico, de seu professor de escola dominical. Incentive-os a encarar esses sérios desafios e a despertar a igreja para as demandas do discipulado.”
David Neff, editor e vice-presidente da revista Christianity Today

“Nos últimos trinta anos, desde que Ronald Sider colocou o dedo na ferida da consciência dos evangélicos com a publicação de Cristãos Ricos em Tempo de Fome, o evangelicalismo perdeu o status de ser uma contracultura. O Escândalo do Comportamento Evangélico nos convoca, mais uma vez, a levarmos a sério o evangelho. Para o bem da sociedade — e de nossa própria alma.”
Randall Balmer

“Quando o comportamento de membros de um grupo religioso é um pouco melhor — ou às vezes pior — que o de seus vizinhos, líderes e membros desse grupo devem ficar atentos. Devem fazer algumas perguntas profundas, não apenas sobre seu comportamento, mas também sobre os sistemas que o produzem e sustentam. O Escândalo do Comportamento Evangélico me estimula a fazer esse tipo de pergunta.”
Brian McLaren

“Se você já se perguntou por que os evangélicos de hoje não exercem a influência social que seus números deveriam sugerir, Sider oferece uma resposta em O Escândalo do Comportamento Evangélico.”
Duane Littin, presidente do Wheaton College

__________________________________

Ouça o Espírito, Ouça o Mundo.
Como ser um cristão contemporâneo

John Stott

Páginas: 488
ISBN: 85-7055-065-0
Formato: 14 x 21 cm
Assunto: Ética / Comportamento, Igreja, Vida Cristã
Ano: 2005

Editora: ABU Editora


Aprenda a ouvir o mundo do jeito que Deus ouve. Aprenda a ouvir a voz de Deus apesar do barulho ao redor.

Deus que abençoar você e as pessoas à sua volta, mas é preciso aprender a estar sintonizado com a palavra de Deus.

John Stott nos ensina a ouvir a voz de Deus e a escutar as pessoas com renovada atenção e compaixão.

• A Bíblia é atual! Seu coração vai arder novamente, ao redescobrir a relevância e o poder do Evangelho para os dias de hoje.

• Aprenda a partilhar a riqueza do Evangelho com um mundo faminto.

• Fortaleça sua vida espiritual e aprenda a viver com Deus num mundo cada vez mais perdido.

Sobre o Autor:

Conhecido no mundo inteiro como teólogo, escritor e evangelista, John Stott é autor de mais de quarenta livros, incluindo A Missão Cristã no Mundo Moderno, A Bíblia Toda, o Ano Todo, Por Que Sou Cristão O Incomparável Cristo, A Mensagem de 2 Timóteo, A Mensagem de Atos, A Mensagem de Romanos, A Mensagem de Efésios, Ouça o Espírito, Ouça o Mundo, Sinais de Uma Igreja Viva, A Verdade do Evangelho e o campeão de vendas Cristianismo Básico. Falecido em 27 de julho de 2011, Stott foi pastor emérito da All Souls Church, em Londres, e fundador do London Institute for Contemporary Christianity. Foi indicado pela revista Time como uma das cem personalidades mais influentes do mundo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...