quinta-feira, 30 de julho de 2009

CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata ainda é dos que mais mata os homens entre os 50 e 80 anos de idade. Só perde para o câncer de pulmão. Ele pode ser facilmente detectado através do toque retal e por isso recomendamos que seja feito uma vez por ano, para todos os homens acima dos 45 anos. O toque retal pode ser um pouco desconfortável de ser feito dependendo da habilidade do urologista, mas em geral é indolor e não diminui a masculinidade de ninguém, mesmo porque ninguém precisa saber. Só você, a sua esposa (se você quiser) e o seu médico. Ainda assim o desconforto do exame é infinitamente menor que o desconforto de saber que está com um câncer de próstata avançado e fora de possibilidade de cura, porque passou do estágio em que seria possível a cura.

O câncer de próstata não vai deixar de aparecer só porque você o ignorou, pelo contrário. O toque retal é o melhor exame, o que tem maior valor no diagnostico precoce do câncer de próstata, permitindo assim que você seja encaminhado para outros exames complementares e para uma eventual cirurgia que salva a sua vida.

Antigamente, milhões de homens morriam de câncer de próstata, que era um órgão que quase ninguém sequer sabia que existia. E não adianta achar que só porque você está sendo acompanhado pelo PSA que você pode ser dispensado do toque retal. O PSA ajuda no diagnóstico, mas não é capaz de substituir o toque retal.

Na fase inicial o câncer de próstata é tratado por cirurgia, a prostatectomia radical que é feita apenas nos casos em que se tem chance real de curar o paciente definitivamente do câncer da próstata. Nos casos em que o tumor já está maior ou mais espalhado, o tratamento passa a ser a hormonioterapia, a radioterapia ou a conjugação desses tratamentos.

Você que se valoriza e investe na sua qualidade de vida, não se arrisque por causa dessa bobagem. Faça o toque retal regularmente e evite o câncer de próstata. O toque retal que descobre o câncer de próstata, salva a sua vida e permite que você viva mais 10, 20 ou 30 anos livre de preocupações quanto a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...