sábado, 25 de julho de 2009

Calendário Israelita: Feriados, festividades e jejuns.

Significado de cada feriado e jejum.

- Rosh Hashanah - É o ano novo israelita, ou seja, o dia da criação do mundo.
- Tzom Guedalyá (Jejum de Guedalyá) - Jejum de doze horas após o Rosh Hashanah para lembrar o assassinato de Guedalyá, o ultimo rei de Israel na época do Primeiro Templo.
- Yom Kipur - O dia da expiação, ou seja, de arrependimento. Dia em que D'us perdoa as transgressões de todo povo de Israel.
- Sucot - Festa das Cabanas. Lembra os 40 anos de êxodo dos hebreus no deserto após saírem do Egito.
- Shemini Atzeret - Festa da conexão do Oitavo Dia da Assembléia. Depois de completar os sete dias de Sucot, o Oitavo dia significa que o israelita quer permanecer mais um dia na Sucá (na presença Divina).
- Simchat Torah - Festa de Regozijo da Torá. Neste dia encerra-se e reinicia a leitura anual da Torá, como lembrança da sua eternidade.
- Chanukah - A Festa das Luzes. Comemora o milagre do azeite que queimou por oito dias no candelabro do Templo de Jerusalém.
- Tzom Assarah B'Tevet - Jejum de 12 horas, para lembrar que o exército de Nabucodonosor cercou Jerusalém neste dia principiando o início da perda da soberania de Israel sobre suas terras, no Primeiro Templo.
- Tu B’Shevat - É o ano novo das árvores. Neste dia, come-se tradicionalmente frutas secas e planta-se mudas de árvores.
- Taanit Ester - A rainha Ester jejuou 3 dias para pedir a D'us que anulasse o decreto de Haman, que queria matar todos os hebreus, por isto deve-se jejuar 12 horas antes de Purim.
- Purim - Comemora-se a salvação dos israelitas persas do plano de Haman, para exterminá-los.
- Pessach - É a celebração que recorda a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito.
- Yom HaShoá - Dia da Memória ao Heroísmo e ao Holocausto.
- Yom Hazikaron - Dia de Recordação aos caídos nas batalhas para o estabelecimento do Estado de Israel em sua terra, na Guerra da Independência e nas que a seguiram.
- Yom Haatzmaut - Dia da proclamação da independência do Estado de Israel.
- Pessach Sheni - É uma nova oportunidade àquele que não ofereceu o sacrifício de Pessach no tempo certo, para fazê-lo nesta data. O Pessach do segundo mês.
- Lag BaOmer - Lag Baômer celebra a vida e os ensinamentos de dois dos mais notáveis Sábios na história israelita, Rabi Akiva e Rabi Shimon bar Yochai.
- Yom Yerushalayim - Comemoração da libertação e reunificação de Jerusalém.
- Shavuot - Dia da Entrega da Torá e das Primícias no Templo. A palavra significa "semanas", assinalando a compleição das sete semanas entre Pessach e Shavuot (o período do ômer), durante o qual o povo hebreu preparou-se para a Outorga da Torá.
- Shivá Assar B'Tamuz - Uma data que ao longo dos séculos ocorreram muitas tragédias para o povo hebreu: Moisés quebrou as Tábuas da Lei, os romanos romperam as muralhas de Jerusalém na era do segundo Templo, os gregos queimaram um Livro de Torá e colocaram um ídolo no Templo Sagrado.
- Tisha B'Av (9 de Av) - O pior dia do calendário israelita: D'us decretou que os hebreus não entrariam em Israel e morreriam durante os 40 anos no deserto; os dois Templos foram destruídos com diferença de centenas de anos entre um e outro; os israelitas foram expulsos da Espanha em 1492; a 1ª Guerra Mundial iniciou-se nessa data.
- Tu B’Av - Período de consolo, em que D'us volta-se a nós, após termos retornado a Ele. Também dedicada a(o)s jovens israelitas em busca de seus pares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...