segunda-feira, 27 de julho de 2009

A ressurreição aconteceu na parte final do sábado ou no Domingo de manhã?

Quando perguntamos a um cristão quando ocorreu a ressureição, logo, recebemos a resposta de que foi no domingo pela manhã!


Antes de começar:

1 -Na tradição judaica o dia começa com o pôr-do-sol e termina, igualmente, com o pôr-do-sol do dia seguinte. Assim, o sábado inicia-se na véspera, ou seja, ao pôr-do-sol da sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado.
2 - De acordo com Gênesis 1:5,8,13,19,23,31 a Bíblia diz que houve tarde e manhã o primeiro dia, tarde e manhã o segundo dia e assim sucessivamente até os nossos dias. Podemos entender nestes textos que houve 12 horas de noite e 12 horas de dia os primeiros dias da criação e assim até os dias de hoje.
3 - Diferença entre sábado cerimonial (feriado que poderia cair a qualquer dia da semana) e sábado semanal (este é o sétimo dia da semana). Sábado quer dizer dia de descanso.
4 - Jesus morreu no dia da páscoa dos Judeus (14 de Nisã, ou seja, quarta-feira), no dia seguinte, começava a festa dos pães asmos. Levítico.23:5-8, eles comemoravam esta festa durante sete dias. No primeiro dia da festa e no último dia da festa, era para os Judeus um Sábado cerimonial. (Confira o gráfico nesta página)
5 - A PÁSCOA sempre ocorreu no dia seguinte da noite de lua cheia.
6 - Levitico 23:5 - No mês primeiro (Nissan), aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do Senhor.
7 - Nissan é o mês judeu que corresponde a parte do mês de março e uma parte do mês de abril do nosso calendário. Os dias da semana são os mesmos nos dois calendários. Quarta-feira no calendário judeu é quarta-feira no Gregoriano.

Mateus 28:

1 No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
2 E eis que houve um grande terremoto; porque um anjo do Senhor desceu do céu, chegou-se, removeu a pedra e assentou-se sobre ela.
3 O seu aspecto era como um relâmpago, e a sua veste, alva como a neve.
4 E os guardas tremeram espavoridos e ficaram como se estivessem mortos.
5 Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado.
6 Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia.

Mateus é o único escritor do Evangelho que assinala o tempo da ressurreição. Ele escreve de uma visita feita ao túmulo antes de começar o primeiro dia da semana (o domingo): "No findar do sábado ao entrar o primeiro dia da semana..." Ele não diz exatamente quanto tempo antes de o dia seguinte começará, porém está definindo que foi à tarde, na última hora do sábado semanal(1).

Mateus acaba de dizer que era "No fim do sábado...", isto porque o sábado termina no pôr-do-sol. Não poderia ser o fim do sábado e a manhã de domingo ao mesmo tempo.


Portanto a ressurreição aconteceu quando o primeiro dia da semana estava perto, iniciando, começando a aparecer, quando o crepúsculo e a grande escuridão deram promessa de um novo dia que ia começar; porém definitivamente ANTES e não DEPOIS. A ressurreição foi efetuada no final de um dia e não no princípio de outro.



Na semana em que Jesus morreu houve dois sábados um caiu na quinta feira (dia 15 de nissan) e era o Sábado cerimonial após a páscoa, neste dia festivo começava a festa dos pães ásmos e ervas amargas que durava sete dias e que no primeiro dia da festa e no último dia da festa sempre era um sábado cerimonial, o outro foi o Sábado (dia 17 de nissan) do quarto mandamento da lei de Deus. Comparar Marcos 16:1 com Lucas.23: 56.

Em Marcos diz que passado o Sábado. Isto é, PASSADO o Sábado cerimonial, elas foram comprar aromas para ungir a Jesus. Na verdade elas compraram aromas na sexta-feira, mas não deu tempo de ungir a Jesus e em seguida começou o Sábado do quarto mandamento e elas descansaram. Lucas.23: 56.

A seguir, consideremos um pouco destas traduções das Escrituras:

Versão Revisada e Versão Americana: "Na tarde de sábado..."

Almeida - Rev. e atualizada: "No findar do Sábado..."

Peshito Syriac: "E no encerrar do sábado..."

Novo Testamento da União Americana da Bíblia (Publicada pela Sociedade Publicadora Batista Americana): "Era tarde no sábado..."

Dean Alfred: "E no fim do sábado..."

Rotherman: "Na tarde da semana, quando estava a ponto de amanhecer o primeiro dia da semana...".

George Ricker Berry (Em seu Novo Testamento Grego Interlinear): "Na tarde do Sábado, quando estava escurecendo para o primeiro dia da semana..."

James Moffatt: "No encerramento do sábado, quando o primeiro dia da semana estava amanhecendo..."

A tradução grega (mais antiga que qualquer outro texto grego conhecido), The Sinaitic Palimpset, confirma as traduções citadas: "Na tarde do Sábado, quando o primeiro dia da semana amanhecia..." A tradução grega original revela que não há erro na versão do Rei Tiago (Inglês) em Mateus 28:1. Vejamos uma tradução de Mateus 28:1-7:

"Na tarde de sábado, quando estava escurecendo para o primeiro dia da semana, vieram Maria Madalena e a outra Maria para ver o sepulcro. E eis que houve um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, vindo, tirou a pedra da porta e estava sentado sobre ela. E sua aparência era como de um relâmpago e seu vestido branco como a neve. E com temor dele, os guardas que cuidavam tremeram e estavam como mortos. Porém o anjo respondendo, disse as mulheres: Não temais porque sei que procurais a Jesus que foi crucificado. Não está aqui, porque ressuscitou, como disse. Vinde, vede o lugar onde foi posto o Senhor. E ide logo, dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dos mortos".


Isto fica confirmado com a "tradução interlinear do Novo Testamento Grego" por George Ricker Berry, Ph. D., Universidade de Chicago e Universidade Colgate, Departamento de Línguas Semíticas.

Se Jesus, como se diz, foi colocado no túmulo antes do crepúsculo da sexta-feira, e ressuscitou antes do crepúsculo de sábado, logo esteve no túmulo somente 24 horas, ou seja, um dia e uma noite!

Concluindo, podemos afirmar, baseados nas Escrituras, que Cristo morreu cerca das 15 horas e foi sepultado quase ao por do sol de quarta-feira, e ressuscitou ao por do sol de Sábado, tendo completado o período de três noites e três dias ou 72 horas que predissera estaria no sepulcro. Mateus 12:40.

(1) - Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.(Lev. 23:32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...