quarta-feira, 16 de maio de 2012

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO PARA SINAIS

INTRODUÇÃO
À igreja primitiva foi dada dons miraculosos e não miraculosos. Na história bíblica, houve várious períodos quando testemunha especial foi necessário para estabelecer a autoridade dos mensageiros de Deus. Estes eram a época de Moisés, de Elias e Eliseu e de Cristo e os seus apóstolos. Embora houvessem outros milagres em outros períodos, estes eram períodos de grande frequência de milagres eperíodos em que alguns homens santos eram grandes “milagreiros” pelo poder de Deus.

Quando a revelação de Deus aos homens se completou (O Novo Testamento), a necessidade de confirmação especial passou. Hoje, os pregadores não precisam confirmar as suas palavras com sinais. Eles só precisam pregar o que está escrito. João 20:30-31 diz que os milagres registrados são suficientes para produzir a fé que os próprios milagres produziram. A Palavra indica em várias maneiras o fato que estes dons miraculosos ia cessar logo depois da produção do Novo Testamento.

I. A maneira em que estes dons foram normalmente conferidos mostram que eram temporários. Foi pela imposição das mãos dos apóstolos.

A. Atos 8:5-25
1. Felipe, cheio do Espírito (Atos 6:3) e com o poder de fazer milagres (atos 8:13), não podia passar este dom aos outros.
2. Também, Deus não os deu poder diretamente.
3. Dois apóstolos foram enviados para Samaria para impor as mão neles
4. Simão percebeu que o Espírito Santo ( a manifestação do poder) foi dado através da imposição das mãos dos apóstolos.
B. Atos 19:1-6 O poder do Espírito foi dado através da imposição das mãos do apóstolo Paulo e eles falaram em linguas.

C. 2 Timóteo 1:6 Timóteo recebeu o seu dom (de profecia talvez) através da imposição das mãos de Paulo.

D. Se estes dons iam continuar, os apóstolos precisariam continuar impondo as mãos mas quando Tiago morreu ninguém tomou o seu lugar. A doação do poder miraculoso parou com a morte do último apóstolo.

II. O Novo Testamento ensina que os dons miraculosos seriam temporários 1 Coríntios 13:8-13.

III. O propósito bíblico destes dons mostra que eram temporários.

A. O propósito dos milagres de Jesus
1. Criar fé que Jesus realmente era o mensageiro de Deus João 10:32-38
2. Fortalecer a fé dos discípulos João 11:11-16
3. O relatório escrito é suficiente para estes propósitos João 20:30-31

B. Os propóstitos dos milagres da era apostólica
1. Provar que os apóstolos eram os mensageiros de Deus
a. 2 Co12:12
b. Atos 2:43
c. Atos 5:12
d. 2 Co 5:18-21
e. Romanos 15:18-19
f. Sem apóstolos hoje, não há necessidade estabelecer a autoridade eles.
2. Equipar homens para entregar a Palavra de Deus inerrante.
a. 2 Pedro 1:21
b. 1 Pedro 1:10-11
c. 1 Co 2:6-13
d. Esta mensagem já foi dada uma vez por todos (Judas 3).
3. Confirmar a palavra falada pelos apóstolos e profetas
a. Marcos 16:15-20
c. Hebreus 2:1-4
d. Atos 14:3
e. Uma vez confirmada, a Palavra está estabelecida e não precisa ser reconfirmada. (Hebreus 6;13-18).

IV. CONCLUSÃO:
Os dons miraculosos cessaram quando seu propósito se cumpriu e quando o meio de recebé-los acabou. Hoje,a Palavra registrada e confirmada "e suficiente. Só precisa de alguém para pregar a Palavra.


V. Uma pergunta:
Será que Jesus também fez milagres para razões de benevolência? A resposta: Se foi assim, porque ele não curou todos? Ele disse que seu ministério era para a casa de Israel (Marcos 7). Em Marcos 1:38-39, a missão principal de Jesus era de pregar. Seus milagres foram feitos para razões evngelisticas (João 10:37-38 e 11:14-15).

VI. Os milagres feitos por homens ainda acontecem hoje em dia? Os milagres de Cristo e dos apóstolos foram milagres sobre:
A. a natureza
B. os demônios
C. todas as doenças
D. a morte
E. venenos e peçonhas
F. conhecimento divino (revelação, predição, idiomas, etc...).

Hoje em dia as condições descritas acima não parecem estar se reproduzindo, portanto como explicar os chamados milagres modernos? São feitos por curandeiros, espíritistas etc. Será que são:
A. mentiras de enganadores
B. produtos de auto-sugestão ou hipnose.
C. fenômenos parapsicológicos naturais não conhecidos.
D. obra do diabo (2 Tessalonicenses 2.9-10).

VII. Existe hoje o dom de curar hoje? Veja como o ðom de cura" praticado hoje em dia é tão diferente do dom praticado por Jesus e os apóstolos:
A. Jesus e os apóstolos não visavam publicidade (Marcos 2.44).

B. As curas no NT eram instantâneas (Marcos 3.5; Mateus 8.13).

C. Jesus e os apóstolos curavam todo o tipo de aflição (Marcos 1.32-34; Atos 5.15-16).

D. Não houve curas parciais ou temporárias no NT (Marcos 7.35).

E. O NT menciona a cura de casos extremos (ex. mortos ressuscitados) (Lucas 22.50-51; João 11; Atos 4.22; João 9).

F. Jesus e os apóstolos curavam à distância (Mateus 15.21-28; João 4.46-57; Lucas 7.1-10).

G. Jesus e os apóstolos curavam doenças reais (Mateus 11.5).

H. Não se usa no NT hipnotismo e auto-sugestão, nem condicionamentos e ambientes preparados.

I. Jesus nem sempre exigia fé dos curados (João 11; Lucas 7.11-17; Marcos 9.23-24).

J. Jesus curava perante incrédulos e inimigos.

K. Não houve negação dos milagres. Não há dúvida de que coisas sobrenaturais estavam acontecendo.

L. Não se promete no NT cura universal. De fato, muitos cristãos não foram curados (1 Timóteo 5.23; 2 Timóteo 4.20; Filipenses 2.27; 2 Coríntios 12.7-10).

Para cada uma destas afirmações podemos observar que o contrário é praticado hoje pelos curandeiros. Portanto, o que eles praticam não é o mesmo dom de curar do NT.

VIII. Ainda existe a oração pedindo cura?
O fato de não haver o dom de cura hoje em dia não significa que Deus não atende as nossas orações.Tiago 5.13-18 fala da oração que pode levar alguém a receber a cura de Deus, mas é importante ressaltar que isto é diferente do dom de cura. O dom de cura era a cura que Deus dava através de um homem que tinha, pelo Espírito, o poder de curar. Geralmente, não se fazia oração, pois a pessoa já tinha o poder de curar. A oração pela cura é a possibilidade de cura que Deus dá sem a intermediação de um homem. A cura vem diretamente de Deus, sem intermediários. Sempre a oração está presente

IX. Hebreus 13:8 ensina que Jesus tem que continuar fazendo milagres hoje?
A. Hebreus 13.8 diz: “Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre”.

B. O entendimento errado de Hebreus 13.8: algumas pessoas pensam que se Jesus e os apóstolos fizeram milagres no primeiro século, ele (Jesus) não muda, e portanto vai continuar fazendo as mesmas coisas hoje em dia.

C. A rejeitação deste pensamento: se Jesus não pode mudar em relação ao seu comportamento ocorrido durante seu ministério:

1. Jesus deveria continuar pessoalmente sobre a terra.
2. Jesus deveria ter um corpo físico e morar na Palestina.
3. Jesus deveria ter apóstolos judeus como aqueles que escolheu.
4. Este Jesus que não muda seria o menino em Belém, o Jesus crucificado ou o Jesus ressurreto? Qual destes não vai mudar?
D. A boa compreensão de 13.8: o texto não diz que Jesus não pode participar da história humana e de um processo de crescimento.
1. O texto ensina que em sua essência interior ou em sua natureza mais íntima, Jesus não muda. O verso posterior fala do perigo de cair em falsas doutrinas (Hebreus 13.9). A lição é que Jesus e sua doutrina não mudam, e portanto nós não devemos mudar.

2. Porém, historicamente, Jesus tem trabalhado de modos diferentes. Na criação ele trabalhou de um modo diferente do que quando era um simples carpinteiro em Nazaré. Também existem diferenças de modo de atuar dentro de cada fase de sua vida na terra.

3. Assim, o Jesus que fez milagres é o mesmo que hoje não está na terra e não faz o mesmo tipo de ministério. Jesus não muda. O seu modo de trabalhar tem mudado.

X. Marcos 16.14-20 ensina que devemos fazer milagres hoje?
A. Argumentação Pentecostal: Já que ser batizado em v.16 é para todos os que crêem, também os sinais descritos em vs.17-18 também são para toos que crêem. Portanto, os sinais tem que nos seguir até hoje, pois nós também cremos.

B. Estudo do Texto (Marcos 16.14-20): Em que sentido os sinais iam acompanhar “os que crêem”? O próprio contexto mostra que os sinais os acompanharam pela operação dos mesmos pelos apóstolos (19-20). Alguns dos novos convertidos receberiam alguns dos dons. É possível, pela gramática, afirmar que todos os convertidos receberiam todos os cinco poderes. Porém isto não é o que o contexto 19-20, nem o que o livro de Atos mostra. (1 Coríntios 12:29-30 indica que todos os convertidos não receberam todos os dons). Portanto, os sinais acompanhariam os que crêem pela operação de milagres pelos apóstolos e pela operação de milagres que seria concedida a alguns deles.

C. Hoje em dia esta passagem ainda se aplica para afirmar os milagres? Não. A profecia de 15-18 se cumpriu em 19-20. Tanto a ordem de pregação (15-16) como a promessa de milagres (17-18) se cumpre nos apóstolos (“eles” de vs. 20). Em vs. 20 é apresentado o motivo dos sinais: CONFIRMAR A PALAVRA. A Bíblia ainda não estava completa e havia a necessidade de confirmar a mensagem dos apóstolos. Os sinais eram parte desse credenciamento. Será necessário confirmar a palavra hoje? Segundo Hebreus 2:4, os sinais acompanharam os apóstolos e só eles concederam os dons miraculosos. Isso a Bíblia mostra claramente: Atos 5:12 - 6:6 - 14:3 - 19:6 - II Cor 12:12.

XI. O que é "o perfeito" de 1 Co 13:10?
A. 1 Coríntios 13:8-13 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; 9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. 10 Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. 11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. 12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

B. A resposta a esta pergunta se faz relevante pelo fato que “quando vier o que é perfeito, então o que é em parte (os dons espirituais de línguas, profecias e ciência) será aniquilado”. Ou seja, o texto fala de um tempo em que estes dons milagrosos do Espírito iriam cessar.

C. "Perfeito" não é um substantivo. É um adjetivo. Então a frase seria literalmente:
… "quando vier a perfeita __________________, então a parcial … (vai acabar) …" .
Em grego, bem como português, há uma concordância entre artigos, substantivos e adjetivos numa frase.Por exemplo, nesta frase: "quando comprar o carro novo, vou vender o carro velho.", veja a concordância: (o…carro…novo …).Agora, tire a palavra "carro" da frase e temos a construção da frase bíblica: "quando comprar o __________ novo, vou vender o __________ velho". Para entender a frase nós temos que subentender a palavra "carro" e a palavra que usamos para preencher o espaço tem que concordar com as palavras "o" e "novo". Quer dizer, tem que ser uma palavra masculina. Português tem palavras masculinas e femininas mas grego também tem palavras neutras. Podemos eliminar certas palavras no espaço de 1 Co 13:10, observando a concordância. Por exemplo:
1. O Amor. Embora esta idéia parece agradável pelo contexto, a gramática da passagem não permite este raciocínio (perfeito está, no original, no gênero neutro, e amor é feminino). Além disso, não seria correto dizer que o amor e os dons são mutuamente exclusivos.

2. O Céu ou a Volta de Cristo. Como dissemos, a palavra “perfeito” está no gênero neutro, e não pode referir-se a Cristo, que é masculino. Além disso, esta palavra grega nunca é usada com referência ao céu ou a volta de Cristo. A favor deste ponto de vista, existe o v.12, porém, observado em paralelo com a ilustração do v.11, fica compreendido que a ênfase não é em um instante (volta de Cristo instantânea), mas de um processo gradual como o do crescimento. V.11 fala do processo, mas v.12 fala com mais ênfase dos contrastes do “antes” e do “depois” do processo.

3. Perfeição Humana. Embora a palavra seja usada para referir o comportamento humano (Mateus 5.48; 19.21; 1 Coríntios 2.6; 14.20; Tg 3.2), não cabe no contexto de vv8-13, nem na gramática deste texto. O contraste neste contexto é de duração e não qualidade.

D. Alguns rem um ponto de vista sobre “O Perfeito” sendo o estado de maturidade da igreja que estava se desenvolvendo no 1º século da era cristã.
1. Estes notam um paralelo entre Efésios 4:4-13 e 1 Co 12-14 onde a idéia da igreja toda como um corpo que se desenvolve deixando de lado aquele conhecimento “em parte” (os dons milagrosos) para ter o conhecimento “completo”, ou seja, a maturidade da igreja.

2. A idéia é de que os dons cessariam com a maturidade da igreja. Os apóstolos morreriam e a igreja hoje não precisa mais de apóstolos. Os profetas e mestres deixariam o seu ensino como os apóstolos e também deixariam de ser necessários. Assim, o que foi necessário para a infância da igreja, não o seria mais, depois.

E. A idéia que tem mais lógica para mim é que o " perfeito" se refere à compleção do Novo Testamento e o fechamento da revelação de Deus para a era cristã.
1. Porque falar do fim dos dons milagrosos em relação com a revelação completa? Porque o propósito destes dons era de confirmar a palavra falada por pessoas inspiradas. (Marcos 16:20 e Hebreus 2:3-4

2. Será que o propósito dos dons era de amadurecer os cristãos? Ou amadurecer o amor dos cristãos? Não. Profecia, ciência e linguas foram para dar informação (1 Co 13:2 e 14:3-6,19). Linguas eram um sinal para os descrentes. Os dons dos coríntos contribuiram para a sua falta de amor e a sua imaturidade (3:1; 14:20). Os dons precisavam dos dons porque a igreja primitiva era como criança em conhecimento (13:11) e não em atitudes. Paulo tinha mais dons que ninguém e ele era madura (14:8).

3. " Perfeito" (grego "telios") significa completo, crescido, nada faltando. Concernente pessoas é adulto, maduro (Tiago 1:4). Veja Mt 5:44-48; Lc 6:36; Mt 19:21; 1 Co 2:6,14; 1 Co 14:20; Fp 3:15; Cl 4:12; Hb 5:14. Não precisa alcançar esta perfeição para ir ao céu. Fp 3:15 - eram perfeitos mas não sem pecado. (Veja Tg 1:17; 1:4; 2:22)

4. Leia de novo o parágrafo XI. C. acima. "Perfeito" não é um substantivo. É um adjetivo. Então a frase seria literalmente: … "quando vier a perfeita __________________, então a _________________parcial …" . Veja o contraste com v9 : Algo é agora "ek merous" (em parte, incompleto, imperfeito) mas mais tarde será "teleios" (completo, perfeito). O assunto é o meio de receber conhecimento divino e a cessação de pregações inspiradas. A palavra para colocar nos espaços seria "revelação". Até o fechamento do Novo Testamento, Deus estava se revelando parcialmente. Um pouco aqui. Um pouco ali. Agora toda a revelação para a igreja já foi dada e podemos ler sem alguém com o dom de profecia ou ciéncia.

5. Uma ilustração da vida de Paulo: Paulo deixou as coisas de riança quando amadureceu. A igreja nené ia deixar as coisas de infâaancia quando estes dons cessaram.

6. Vemos num espelho obscuramente: ver num espelho é como consideramos a revelação de Deus. " Espelho " é a mesma de "vista". Em comparisão dos outros profetas que precisavam depender de uma palavras obscuras de um sonho ou visão, Moisés falou a Deus "boca a boca" ou face a face.. A revelação que ele recebeu era clara.

7. Algumas coisas podemos conhecer claramente agora: - Mt 7:19; Lc 1:3-4; Ro 1:32; 1 Co 14:37; Cl 1:6; 1 Tm 4:3; 2 Pe 2:21; 2 Pe 1:2.

8. Enquanto inspiração continou, também continuou os sinais e maravilhas (Atos 14:3). Os apóstolos escolhidos por Cristo viveram no primeiro século, até o ano 100 DC aproximadamente, quando o último apóstolo, João, morreu. Os apóstolos tinham dons milagrosos, e eles, somente eles, poderiam passar este mesmo dom para outros (Atos 8.14-19). Podemos dizer que esses “outros” (discípulos dos apóstolos, que receberam o poder de realizar dons milagrosos) viveram até 100-150 DC, ou até um pouco mais. Enquanto estes discípulos estiveram vivos, ainda havia dons milagrosos agindo diretamente na igreja. Mas como eles não tinham o poder de passar este dom para terceiros, com a morte deles, os dons cessaram. Exatamente na época em que cópias do NT começaram a se espalhar pelo mundo conhecido. Era o Espírito, agora agindo não através dos dons, mas através de Sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...