domingo, 10 de abril de 2011

Bem-Aventurados os que Choram.


“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Pedro atendeu e foi com eles. Tendo chegado, conduziram-no para o cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas.” (Mt 5.4 e Atos 9.39)


São felizes os que riem ou os que choram? Como entender esta estranha bem-aventurança? Quem quiser ser feliz precisa ser manso e humilde, como foi Jesus e ter a Graça e a bênção de chorar.

Existem diferentes choros:

a) O choro da revolta, porque não aconteceu o que eu queria, deu tudo errado, fiquei tão frustrado que a única saída foi pelos olhos. Este choro não é bem-aventurado;

b) O choro do remorso, não é bem-aventurado;

c) Já o choro do arrependimento, é bem aventurado, lava a alma e traz paz;

d) É possível chorar de alegria, chorar diante de Deus em oração. Ouvi do meu inesquecível amigo, Presb. Sebastião da Costa Santos que “quando alguém ora e chora, não consegue falar, mas chora lágrimas quentes na presença de Deus, pode estar certo, já orou, a bênção já está a caminho e você é um bem-aventurado!” Concordo com ele, em gênero, e número e grau.

Chorar, desabafar faz bem, traz alívio da pressão interna. Libera um bem-estar muito grande. O rei-salmista e cantor de Israel Davi, declara: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer.” Amanhã será um novo dia. Você há de experimentar um novo amanhecer de Deus na sua vida.

O catecismo luterano de Heidelberg falando do consolo do Senhor tanto na vida como na morte, é profundamente esclarecedor quando pergunta: “Qual é o seu consolo tanto na vida como na morte? E responde: “Que eu, de corpo e alma, tanto na vida como na morte, não pertenço a mim mesmo, mas pertenço ao meu fiel Salvador Jesus Cristo que, com o seu precioso sangue, fez plena satisfação por meus pecados e me livrou de todo o poder do diabo, e de tal maneira me guarda que sem a vontade de meu Pai celestial nem um só cabelo de minha cabeça pode cair; antes, é necessário que todas as coisas sirvam para a minha salvação. Por isso também me assegura, por meio de seu Espírito Santo, a vida eterna, e me faz pronto e disposto a viver doravante segundo a sua santa vontade.” Adicionar a isso 2 Tm 1.12; 4.7,8; Ap 17.14; 19.7.

Rev. Guilhermino Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...