sexta-feira, 29 de abril de 2011

O QUE É SEU E O QUE É DOS OUTROS.

Leituras bíblicas: Êxodo 20.15 e 17; Efésios 4.25 a 52; e Filipenses 4.8 e 9

“Não furtarás. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.” (Êx 20.15 e 17)


“Honestidade é a melhor política”. Diz um provérbio próprio da boa mentalidade dos Pais Puritanos – os pais peregrinos – da cultura norte americana. “A justiça e a verdade são uma só e a mesma coisa.” Disse Rui Barbosa, “a águia de Haya”. O que é seu, é seu; respeite o que é dos outros, ou seja, “não furtarás.” (Êx 20.15).

As verdades de Deus são simples, o difícil é pô-las em prática. Foi por isso que Jesus declarou: “Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.” Jô 13.17 Lendo o Salmo 85, parei nos versos 10 e 11 e pensei, é isto aí: simples, claro, objetivo e direto, encaixa como luvas em mãos limpas.

Diz assim a Palavra de Deus: “Encontraram-se a Graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram. Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu olhar.” (Sl 85.10 e 11).

O Rotary, no Brasil e no Mundo, tem adotado algumas máximas notáveis tais como: “Dar de si, antes mesmo de pensar em si”, sem falar no mínimo ético, conhecido como A Prova Quádrupla, que diz: De tudo o que pensamos, dizemos ou fazemos, perguntamos sempre:

1. É a verdade?
2. É justo para todos os interessados?
3. Criará boa vontade e melhores amizades?
4. Será benéfico para todos os interessados?

Ao escrever hoje e ao pregar sobre “honestidade”: não furtar o nome, a reputação e a honra do próximo: o que é seu, é seu; mas o que é dos outros, é deles: Respeite o alheio, sejam bens tangíveis ou intangíveis. Tal princípio liga-se ao “não cobiçarás – Leia, por favor, Ex 20.17: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.”

I. VIVER À SOMBRA DO SINAI É RESPEITAR O ALHEIO

O que é meu, é meu e o que é dos outros, eu não toco. Isto é respeito, é bom e nós gostamos. Ainda mais a Regra Áurea de convivência é: “FAZEI AOS OUTROS AQUILO QUE QUEREIS QUE OS OUTROS VOS FAÇAM.” É o que aprendemos com Mateus 7 versículos 7 a 12, em especial, o v. 12. Cada cristão tem a Bíblia que lê. “A Bíblia, quanto mais a leio mais a amo.” Declarou o Imperador do Brasil, D. Pedro II (de 7/04/1831 a 15/11/1889). Fim do Império e início da República.

Os princípios éticos inculcados nos filhos no lar, permanecem com eles a vida toda: Verdade, honestidade, consciência ecológica, respeito à vida, bondade, misericórdia e justiça. A fé judaico-cristã se une para o bem da família, o progresso social com justiça e a glória de Deus. No Pentateuco, Deuteronômio 6.6 a 9, o ideal de “Amar a Deus, sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, deve ser ensinado aos filhos no lar, e na sociedade. Novamente, eu me permito lembrar ao povo de Deus uma máxima ética, adotada por Rotary e criada pelo publicitário, companheiro e amigo: Aroldo Araújo, “Ética é um princípio que não pode ter fim.”

O proverbista Salomão, com uma sabedoria três vezes milenar, afirma na Bíblia: “ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR, E, AINDA QUANDO FOR VELHO, NÃO SE DESVIARÁ DELE.” (Provérbios 22.6). É o lema do INPAR – Instituto Presbiteriano Rev. Álvaro Reis, que abriga 328 crianças e uma creche com 60 crianças. É mais uma obra social iniciada e mantida por esta e outras Igrejas Presbiterianas. Uma obra social centenária, no ano em que a Catedral celebra o seu Sesquicentenário.

II. O CRISTÃO, NASCIDO DE NOVO, NÃO FURTA MAIS.

Se é que antes furtava. Ser convertido é ser transformado. A mudança é tão ampla e profunda que é chamada por Jesus de “Novo Nascimento”. Leia o diálogo de Jesus com um ilustre membro do Sinédrio, fariseu convicto, chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus na calada da noite, com medo do ridículo de ser visto conversando com Jesus de Nazaré, está escrito em João3.1 a 15. O “ilustre” Nicodemos dirigiu-se a Jesus, chamando-o de “Rabi”, e como Mestre vindo da parte de Deus – porque Ele, Jesus, respaldava o seu ensino com milagres, sinais e prodígios.

É este o desafio proposto pela docência pastoral da Igreja, como temática para 2011: “Praticantes da Palavra de Deus para uma convivência ética.” Nós não temos poder para fazer milagres, mas Deus tem. Jesus Cristo é hoje, o mesmo que foi ontem e será sempre: o eterno Filho de Deus que veio em carne, viveu entre nós como Emanuel, ou seja, “Deus conosco”, andou pelas estradas empoeiradas da Palestina, comeu do nosso pão, bebeu da mesma água, ofereceu “a água da vida” para a mulher samaritana, próximo à cidade de Sicar e junto ao poço de Jacó. Ele tem, ainda hoje, poder para salvar, curar e libertar. Foi Jesus mesmo que declarou em João 8.32 e 36: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”(Jo 8.32 e 36)
Para mim, se Jesus falou, eu creio. Voltando ao texto do Apóstolo Paulo em Efésios 4.25 a 32, vejamos alguns exemplos práticos de busca da santidade:

III. A BUSCA DA SANTIDADE

1º) “Deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.” O conceito aqui refletido é o de “Igreja, povo de
Deus” e “Corpo místico de Cristo”. Ele, Jesus Cristo, é a verdade. Um servo, uma serva de Cristo não pode mentir. A mentira é natural para os filhos do diabo. O crente, nascido de novo, é filho de Deus por adoção em Jesus Cristo. Eis aí o primeiro sinal de uma vida transformada;

2º) “Irai-vos, mas não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (v.26) Nem deis lugar
ao diabo.

3º) “Aquele que furtava não furte mais... antes trabalhe, poupe, invista para ter condições até de socorrer ao necessitado.

4º) Moralmente limpo e puro: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe.” (v.29) Aprendamos a cultivar o hábito da palavra boa, edificando e que promova a paz.

5º) O Espírito Santo é Deus em nós. Eis porque o Apóstolo Paulo em Efésios 4.30, diz: “Não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” A presença do divino Espírito Santo em mim, afasta toda a maldade, ódio, amargura, cólera, ira, gritaria, blasfêmia. Um coração amargurado azeda o ambiente onde está.

Que Deus nos ensine e nos ajude a cultivar o hábito da palavra boa, edificante e que promova a paz. Precisamos ser benignos, compassivos e prontos para perdoar, como Deus nos perdoa; amar, como Ele nos ama; e a compreender, como Ele nos compreende. E isto é o que significa ser praticante da Palavra.

Em oração.
Rev. Guilhermino Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...