sexta-feira, 16 de março de 2012

O que é o "perfeito" de 1Cor.13:10

Mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. 1 Coríntios 13:8-10
Versão: Almeida Corrigida

As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. 1 Coríntios 13:8-10
Versão: Católica

Nesta frase ‘o perfeito’ no grego ‘to teleion’ são artigo e adjetivo neutro, não implicado a uma pessoa.

No capítulo 13, Paulo usa o termo "perfeito", (téleion), enquanto no capítulo 14, usa o termo “perfeito”, (téleioi - Masculino) quando diz:

"Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos (téleioi)." (1Co 14:20)

E ainda antes, ao que se refere à maturidade, Paulo no capítulo 2 faz inicialmente a menção do mesmo termo:

"Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos (teléiois); não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;" (1Co 2:6)

Fica bastante nítido quando examinamos o capítulo 1, vers. 4 de Thiago. Senão vejamos:

"Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita (téleion - Neutro), para que sejais perfeitos (téleioi – Masculino) e completos, sem faltar em coisa alguma." (Tg 1:4)

Tiago ao se referir à obra coloca o adjetivo no neutro, mas ao se referir aos homens, o adjetivo é masculino.

Nestes termos "o que é perfeito" não se refere a Jesus Cristo, e que esta passagem não fala sobre a segunda volta de nosso Senhor.

Interessante notar que “o que é perfeito (completo)” está em contrate com o que “está em parte”. À medida que a Palavra de Deus foi sendo completamente revelada, ela era confirmada por sinais miraculosos (Marcos 16:20; Atos 14:3; Hebreus 2:3, 4), incluindo o dom de línguas (1 Coríntios 14:22). Quando a revelação terminasse, os sinais miraculosos também terminariam porque teriam cumprido seu propósito.

Dessa forma, alguns teólogos interpretam a passagem como sendo o fechamento cânon, como a perfeita e divina revelação de Deus, sendo dessa forma a nossa única e suficiente regra de fé, além de ser infalível para a edificação da Igreja.

Alguns têm um ponto de vista sobre “O Perfeito” sendo o estado de maturidade da igreja que estava se desenvolvendo no 1º século da era cristã. Estes notam um paralelo entre Efésios 4:4-13 e 1 Co 12-14 onde a idéia da igreja toda como um corpo que se desenvolve deixando de lado aquele conhecimento “em parte” (os dons milagrosos) para ter o conhecimento “completo”, ou seja, a maturidade da igreja.


Hoje, não precisamos de profecias para REVELAR a Palavra, pois temos a Bíblia, não em parte, mas completa e perfeita.

Hoje, não precisamos de milagres para confirmar a Palavra de Deus, pois já está completa, confirmada e terminada.

Da mesma forma o dom de línguas: Deus usou línguas que os falantes não haviam aprendido como um sinal para os descrentes e para REVELAR Sua Palavra (Atos 2:11; 10:46; 1 Coríntios 14:6, 22). Hoje, temos a revelação completa/perfeita sem precisar de interpretações.

Paulo diz que o que “esta em parte” era o conhecimento e a profecia. O que estava em parte foi aniquilado e deram lugar ao completo conhecimento e a perfeita profecia que é a Palavra de Deus.

Alexandre Mello

10 comentários:

  1. Perfeito. É essa a visão que eu tbm tenho em conexão com o Santo Espirito de Deus. Simples e logicamente, como deve ser entendida a palavra do Pai.

    ResponderExcluir
  2. Legal, então quer dizer que Paulo, ao escrever esse versículo, estava antevendo que no ano 95 dC seria escrito o último livro da Bíblia, que em 345 d.C seriam compilados os 66 livros e que no século XXI seus escritos estariam envoltos em uma capa preta, confeccionada pela SBB, apelidados de Bíblia Sagrada?
    Pára de tanta imaginação. Nunca e seria impossível que Paulo estaria falando que um dia seus escritos seriam reunidos muitos anos depois. Ele estava falando da Era vindoura. E que é mais importante? A Era vindoura ou a Bíblia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não falou o que era mais importante, e sim o que era perfeito! Sim, a Biblia é perfeita e quando vc indaga sobre como Paulo anteviu o seu compilamento, percebo quão grande fé tu tens!!!

      Excluir
  3. Realmente uma falácia! A Igreja atual pode ser tudo menos perfeita, aliás acho que tais pensamentos teóricos desses "doutores" de si mesmo são a causa do estado atual em que a Igreja se encontra.

    ResponderExcluir
  4. Paulo esta falando *SOBRE AMOR*
    Que o amor é maior que os dons
    O mesmo paulo em fp 1-6 diz:tenham certeza de que aquele que em vos comecou a boa obra a aperfeicoara ate o dia de cristo jesus 1 jo 4 diz que o amor de Deus é aperfeicoado em nós. O texto de 1 co foi escrito a uma igreja onde os dons e Deus estavam sendo priorizados e Paulo estava alertando que: os dons tem sua importancia porem nao sao os dons que nos concede ver O SENHOR FACE A FACE "mas quando vier o que é perfeito O AMOR DE DEUS EM NOS nao mas veremos mais por espelho em enigma irmaos estamos sendo aperfeicoados aprendendo a amar pois esse e o mandamento que nos leva ao ceu e enquanto estamos aqui nesse mundo e corpo mortal por mais que Deus se manifeste essas manifestações sao em partes temporarias ate que alcancemos o dom supremo O AMOR ASSIM ALCANCEMOS A ESTATURA DE VARÃO PERFEITO deixando as coisas de crianca alcancando a certeza da salvacao que e o mais importante aguardando a volta do Senhor com fé esperanca e amor O AMOR E O MAIOR nao descarte o v 12 do cap 13 de 1 co POR QUE ANTES EU CONHECIA EM PARTE MAS ENTAO CONHECEREI A DEUS DO JEITO QUE ELE ME CONHECE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em tudo e assino embaixo com esta explicação. O contexto nos capítulos 12-13-14 é sobre dons e o amor é o dom supremo; porque Paulo abriria parenteses para mudar o assunto para o complemento futuro da Bíblia? Ele já não havia recebido o necessário de Deus? Jesus já não havia entregado toda a revelação de Deus?

      Excluir
    2. Verdade meu irmão o Amor permanece para sempre tudo vai passa mais o Amor nao

      Excluir
  5. Como são pobres em entendimento!!! Os dons nunca acabarão. Somente após a volta de Cristo haverá a aniquilação dos dons. A bíblia foi fechada pelo homem. Incrédulo!!! Achas mesmo que DEUS parou de operar? Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. Você não conhece a sabedoria de DEUS. Estão piores que as Testemunhas de Jeová. Que usam essa mesma frase para explicar o fim dos dons. Também se você meditar vera a parte que fala: "Conheço em parte mais conhecerei como sou conhecido." Incrédulo!!!

    ResponderExcluir
  6. Como negar os dons que sao evidenciados na igreja de cristo?
    O "perfeito" é a segunda vinda de cristo, pois a partir dali é que cheguemos a perfeição, seremos como Jesus!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...