sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O que penso sobre o DÍZIMO?


Eu, particularmente, creio que tanto a guarda do sábado quanto o dízimo, entre outras ordenanças, são bíblicos, pois todos estão escritos na bíblia. Contudo creio que eles não foram recepcionado pela Igreja da Nova Aliança. O silêncio apostólico, principalmente o de São Paulo em suas cartas às igrejas nos faz refletir sobre o assunto. De fato não existe uma vírgula sobre o dízimo sendo recepcionado pela igreja cristã. 

No tempo da igreja primitiva os dízimos eram entregues pelos judeus para manter os sacerdotes e a tribo de Levi, que mantinha o Templo, já que eles não poderiam possuir herdades e territórios como as outras tribos. Também dízimo que era dado em forma de mantimento era usado para assistir os órfãos, viúvas e os pobres.

Ressalta-se que a comunidade apostólica nunca teve a pretensão de ser uma extensão do templo judaico ou uma seita judaizante. 

Os cristãos primitivos sempre contribuíram segundo as suas possibilidades, alguns vendiam tudo que tinham e depositavam aos pés dos apóstolos. 

As igrejas que cobram ou recebem o dízimo possuem o meu respeito, assim como aquelas que praticam a circuncisão e a guarda do sábado.

A contribuição é um ato de amor, por isso continuem contribuindo, segundo as suas possibilidades, seja com apenas 1%, 5%, 10%, 20% ou 30% de sua renda ou com até mesmo com tudo, com fez aquela viúva que depositou aos pés de Cristo a sua humilde oferta ou como fez os cristãos primitivos que vendiam todos os seus bens e depositavam aos pés dos apóstolos. Esta viúva foi além da lei! Este evento foi tão importante que foi digno de ser registrado nos evangelhos, pois já era um prenúncio do que estava por vir.

Não importa a quantidade, mas o amor que se manifesta através do ato de ofertar.

Na Antiga Aliança a contribuição era obrigatória, sob as penas da lei e de se estar praticando roubo a Deus; enquanto na Nova Aliança a contribuição passa a ser espontânea, voluntária, facultativa, não existe penas,castigos e maldições, ou seja, é um ato de pura liberalidade e amor. O amor não se cobra, não se impõe, não busca algo em troca, não se barganha. 

As ordenanças do Antigo Testamento foram sombras das coisas que estavam por vir e que se cumpriram em Cristo no momento em que Nosso Senhor disse: "está consumado". 

Conforme se demonstrou, o dízimo era entregue aos sacerdotes do Templo de Salomão que foi destruído no ano 70 da Era cristã e não na igreja. 

O modelo de contribuição da igreja dos apóstolos consta registrado no livro de atos dos apóstolos, cap. 11 vers 29.

Alexandre Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...