segunda-feira, 6 de junho de 2011

Quem é Nosso Irmão

"Mas nós vemos quem são nossos irmãos, a saber, mesmo nossos próprios inimigos, tais como aqueles que nos perseguem, e tais como aqueles que acham em seus corações de nos devorar. E ainda para todos estes, mesmo para eles, nós devemos manter a fraternidade...

E nesse texto a palavra “irmão”, certamente diz respeito a linhagem de Abraão. Mas hoje em dia nós todos temos um pai, que é chamado em todas as línguas e em todos os países (I Tim 2:4). Ele não tem escolhido a raça de qualquer homem, nem confinado seu serviço dentro de um país especifico. Porque o muro de divisão está quebrado (Ef 2;16), de forma que não há agora qualquer diferença entre judeus e gentios, conforme nos é dito que sejamos todos um só corpo em nosso Senhor Jesus Cristo, e vendo que Deus é proclamado pelo Evangelho nosso Salvador e Pai, nós devemos manter uma fraternidade entre nós.

No tocante a palavra "próximo", a Lei a tem usado de propósito para mostrar aos homens que eles podem muito bem estar afastados um dos outros, mas ainda assim todos eles são de um tipo familiar, de acordo com o que declara o profeta Isaías: “Não desprezes tua carne” (Is 58:7). Se eu puder dizer: “Este homem é de um país distante, nunca houve qualquer conhecido entre nós, um não fala uma palavra que o outro compreenda: qual é o propósito de tudo isso?” Deixe-me olhar para ele e observá-lo cuidadosamente, e eu encontrarei a mesma natureza dele em mim mesmo. Eu verei que Deus tem feito a ele como fez a mim, como se nós fossemos apenas uma carne. E toda a humanidade é de tal forma e molde, que nós temos bom motivo para amarmos uns aos outros, e saber que nós devemos ser todos um.

Apesar de haver algumas diferenças no tocante a esta presente vida, ainda assim devemos considerar que nós tendemos todos para um mesmo fim, igualmente diante de Deus que é pai de todos nós.

E portanto não é sem motivo que ao invés de dizer “Tu deves fazê-lo a todos os homens”, nosso Senhor diz “Tu deves fazê-lo pelo teu próximo” …. mas nós não podemos considerar que todos os homens não sejam nossos próximos , porque nós somos todos de uma mesma natureza, segundo a qual Deus tem conectado e ligado todos nós juntos.

Aquilo, então, que temos ressaltado nesta parte do texto sobre a palavra “irmão” é que, uma vez que Deus fala depois dessa maneira aos judeus, porque Ele adotou a linhagem de Abraão, isto demonstra nos dias de hoje que nós devemos todos ser como irmãos, porque nosso Senhor Jesus Cristo tem proclamado paz ao mundo todo, e Deus é um novamente com todas as nações e todos os homens.

Considerando isso, nos cabe manter a fraternidade a qual foi adquirida pelo derramamento do sangue de Cristo, e para a qual Deus nos chama. E apesar de muitas pessoas maldosas virem a violar isto por sua crueldade em retroceder para longe da Igreja, e se tornam nossos inimigos, nos dando ocasião para fazermos mal a eles, ainda assim, não obstante, nos empenhemos contra sua perversidade, trabalhemos para a salvação da alma deles, e pelo bem estar de seus corpos tanto quanto nós possamos".Calvin, Sermons on Deuteronomy, Sermon 125, 22:1-4, 771 and 772

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...