sexta-feira, 24 de junho de 2011

EU CREIO EM JESUS CRISTO, O DEUS FILHO

Leituras Bíblicas: Hebreus 1: 1 a 14 e João 1. 1 a 14

“Nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?” Hb 1. 2 e 5

Nas horas mais difíceis da vida em quem você deposita a sua confiança?

Em Deus está a minha confiança. Já é uma declaração de fé. Porém a fé que salva é confessar a Jesus Cristo como o eterno Filho de Deus ou Deus Filho, que veio em carne, morreu para nos salvar e ressuscitou para nos justificar. Portanto, eu creio que Jesus Cristo é Deus Filho que deixou a sua glória, tornou-se Deus conosco, levou sobre si os nossos pecados e morreu em nosso lugar, ressuscitou, subiu ao céu, intercede por nós, como o único Mediador entre Deus e os homens, voltará com poder e grande glória para buscar a sua Igreja, composta de todos os remidos pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

I) A SÍNTESE DA FÉ EM JESUS CRISTO COMO O FILHO DO DEUS VIVO.

Se eu e você quisermos cristalizar a fé em uma expressão credal ou em uma Confissão de Fé, que seja bíblica, o texto do Credo dos Apóstolos é integralmente tirado da Bíblia. São expressões bíblicas em forma de Credo.

A palavra “Credo” não pode assustar a nenhum crente, nascido de novo e inteligente, porque é tão somente a palavra “Creio” em latim. É somente ler o texto do Credo Apóstolico:

Creio em Jesus Cristo seu único Filho, (Jo 1.18, Mt 16.16 e Jo 1.34) nosso Senhor (Atos 10.36; Atos 2.21 e Atos 16.31); o qual foi concebido por obra do Espírito Santo (Lc 1.35; Mt 1.18 e 20); nasceu da virgem Maria (Mt 1.23 e Lc 1.30 e 31); padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos (Mt 27. 15 a 26); foi crucificado (Mt 27. 35); morto (Lc 23.46); e sepultado (Lc 23.55); desceu ao Hades (Lc 23.53; I Pe 3.18 a 22); (obs.: “Hades” é a palavra grega que traduz o termo hebraico “Sheol”, que significa região ou lugar dos mortos); ressurgiu dos mortos ao terceiro dia (Lc 24. 6, 7 e 8); subiu ao céu; (atos 1. 9, 10 e 11); está assentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso (At 7.55 e Mt 28.18); de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos (At 1.11, Rm 2.16; I Ts 4.16 e 17).

O fato de serem textos bíblicos que compõem todo o Credo Apostólico, não devemos temer recitar textos bíblicos para nossa edificação e para testemunho da verdade.

II) QUEM É JESUS CRISTO PARA VOCÊ?

Ele é o meu único e suficiente Salvador, Senhor e Mestre. Ele é Rei, Profeta e Sacerdote. Os títulos messiânicos de Jesus são sinais evidentes de que Ele é o Desejado da Nações, o Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Is 9.6). A palavra profética de Isaías 35 se cumpriu em Jesus de Nazaré. Leia a resposta de Jesus aos Discípulos que foram enviados a Ele: (Mt 11. 4 e 5).

É maravilhoso crer e confessar a Jesus Cristo, amá-lo e servi-lo de todo o nosso coração. É uma decisão de conseqüências eternas. E é para você e para a sua casa: Atos 16.31.

III) JESUS CRISTO É A EXPRESSÃO EXATA DO SER DE DEUS.

A revelação de Deus é Jesus Cristo. O testemunho escrito dessa Revelação é a Bíblia Sagrada. Jesus Cristo é a Palavra Encarnada de Deus (João 1. 1 – 14); a Bíblia é a Palavra escrita, é o testemunho escrito do Verbo de Deus. João 5.39 diz ser esta uma das principais razões para examinarmos as Sagradas Escrituras. Nós não adoramos a Bíblia, adoramos, sim, o Deus da Bíblia. Ele é o filho de Deus que se fez carne e habitou entre nós. Ele é Emanuel, Deus conosco, o Espírito Santo é Deus em nós; e o Deus Eterno e Pai Nosso que está nos céus é o Criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, e nosso criador também; doador da vida, de toda dádiva excelente e de todo dom perfeito. É Deus por nós.

O escritor de Hebreus diz que Jesus Cristo “é o resplendor da glória”, é o brilho da presença de Deus, é a “shekinah”, e mais do que isto, “é a expressão exata do seu ser” – é a imagem de Deus restaurada na sua força original como quando estava no princípio com Deus.

A imagem criada por Deus:

- Foi deformada pelo pecado;

- Transformada pela Graça de Deus em Cristo; e

- Um dia será novamente conforme a imagem e semelhança deDeus.

Leia a descrição do servo sofredor, em Isaías 53; e, depois leia a visão de Jesus Glorificado no Apocalipse 1. 9 a 20 e na experiência da transfiguração, em Mateus 17. 1-8.

IV) DEUS FALOU E FALA DE MUITAS MANEIRAS.

a) Falou aos pais, no período patriarcal, por teofanias, através de anjos, com sonhos e visões;

b) Falou e fala pela palavra profética: os profetas foram e são homens e mulheres de Deus que trazem a Palavra de Deus ao povo de Deus, na unção e no poder do Espírito;

c) “Nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”. (Hb 1. 2 e João 1. 1 - 5)

Percebe-se clara conexão entre a temática de “Deus Pai, Criador” e a temática de hoje. Antes de Criador, Deus é Pai; Jesus Cristo, o “Verbum Dei” estava no principio com Ele: é preexistente e eterno.

Veja o item III, o final sobre a Imagem de Deus no homem que foi criada, deformada, transformada e conformada. Um dia, quando Jesus voltar,

Ele será tudo em todos.

Assim cremos e assim queremos viver a fé que professarmos! Estou orando por você.

Rev. Guilhermino Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...