sábado, 17 de abril de 2010

RCC: O Surgimento uma Nova Igreja dentro da Velha Igreja Romana

A velha e cansativa liturgia na Igreja Católica Romana é substituída pela RCC, como se fosse um alegre culto evangélico pentecostal: muita música, corinhos, orações, gestos, palmas etc. A liturgia é com muita participação popular. Existe dentro desse assunto "nova liturgia" ou "uma nova forma de cultuar", alguns aspectos positivos, já que a imitação ou o plágio, feito pela RCC, das igrejas evangélicas pentecostais, faz que a "liturgia barulhenta e alegre" das igrejas pentecostais, deixe de ser marginalizada e repudiada e torna-se legitimada.
Os cultos evangélicos pentecostais agora já não são motivo de chacota ou, como diziam: "seitas do mal" ou "manipulação coletiva", agora copiadas ou "clonadas" pela RCC, tomam-se a vedete da mídia. Os jargões evangélicos tais como: "Deus é dez", "Amém, Jesus" e os corinhos, hinos, como "Anjos de Deus", "Senhor, põe um anjo", "A alegria está no coração", tornaram-se sucessos repentinos; já não são músicas caretas dos crentes.

No livro Missa de Libertação, do padre Marcelo Rossi - Editora Vozes, páginas 36 a 124, encontram-se aproximadamente 40 cânticos evangélicos. Muitos desses corinhos já em desuso nas igrejas evangélicas pentecostais tornaram-se verdadeiro sucesso na RCC, posto que alguns deles sejam adaptados à concepção católica.

Entre os aproximadamente 88 cânticos copiados e usados (das igrejas evangélicas) pela RCC, registrados no livro Missa de Libertação, do padre Marcelo Rossi, quase todos são cristocêntricos. Assim, nesse sentido, a manolatria é derrotada em dois aspectos:

1. a Igreja Romana começa a falar mais sobre o Senhor Jesus, o Filho de Deus, o Deus do templo (Maria) e "menos do templo (Maria)";
2. os adeptos da RCC começam a dirigir-se mais a Jesus.

O uso da Bíblia pela RCC passa a ser algo mais precioso. Não se envergonham de carrega-la, o que outrora era costume exclusivo dos evangélicos, agora torna-se um objeto de grande valor para os carismáticos. Também ainda cambaleante começa a "incentivar" a leitura e o estudo da Bíblia. Graças a isso muito adeptos da RCC tiveram a experiência do novo nascimento e a libertação dos dogmas de Roma.
A oração é outra prática ainda mal direcionada na RCC, mas um grande avanço para o catolicismo romano. Assim, muitos adeptos da RCC, estão orando corretamente ao Pai, em nome do Senhor Jesus, (Jo 14.13-14) buscando a inspiração do Espírito Santo, foram libertos do romanismo e da escravidão dos vícios. Há outro aspecto interessante da RCC, que é a luta contra a imoralidade, contra as drogas e coisas semelhantes. Sem dúvida, nesses aspectos rapidamente analisados podemos ver grande mudança na forma de "cultuar" na Igreja Romana.


A difícil palavra ministrada pelos "cultos sacerdotes romanos" agora é substituída pela RCC por uma linguagem mais coloquial, fácil e prática. Ex.: "Deus é dez.

Os eruditos cânticos sacros são substituídos por corinhos populares de fácil memorização e com muita alegoria. Ex.: "Louvai a Deus" ou "Anjos de Deus".

A linguagem direta e o uso da mídia, especialmente a TV, dão condições de uma rápida expansão.
Padres jovens e de boa aparência, trabalhando com a idéia de "orgulho católico", "sou católico, graças a Deus ou "sou feliz por ser católico" etc. Padres que são atletas, halterofilistas, surfistas, jogadores de futebol, cantores, muitos artistas, empresários etc, fazem parte da nova aparência, fruto da RCC.

Uma característica bem peculiar da Igreja Católica é sua flexibilidade para assimilar novas tendências, sem dividir. Isto aconteceu com o Movimento Carismático Católico que alcançou seu ápice na década de 70, mas, com o tempo, a hierarquia católica começou a dar algumas diretrizes ao movimento para que se tornasse mais católico. Entre essas diretrizes estava uma ênfase maior na participação da missa, eucaristia e na veneração a Maria. Apesar de não repudiarem explicitamente essas coisas, os católicos carismáticos tendiam a centralizar a pessoa de Jesus em detrimento do culto a Maria e aos santos. Quando começaram a ser pressionados sobre isto, muitos que já tinham contato com grupos pentecostais ou protestantes carismáticos deixaram a Igreja Católica e se vincularam a esses grupos. A maioria, porém, aceitou docilmente as posições defendidas pelo papa e pela hierarquia, e assim o movimento esfriou-se e se tornou mais um departamento dentro da Igreja Católica.

Revista em Defesa da Fé



GRAVAÇÕES DO MOVIMENTO CARISMATICO CATÓLICO

Oração de Libertação e Cura em Línguas



Pregação e oração



7 comentários:

  1. O Movimento Carismático Católico surgiu na Igreja e para a Igreja. Somos católicos, não esfriamos em nada mas o próprio Senhor Jesus nos aproximou de Sua Verdadeira Igreja e pelo próprio Espírito temos experimentado um Amor profundo pelo Santo Padre, o papa e pela Virgem que nos aponta o Senhor!!!Somos católicos e nunca deixaremos a Igreja de Cristo por Obras humanas.

    ResponderExcluir
  2. Treme nas pernas e durma com um barulho desses amigo SOMOS CATÓLICOS!!!!!!
    NÃO COPIAMOS SOMOS COPIADOS DESDE MUITO TEMPO!!!!!!
    Um abraço e Gloria a Deus!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Irmãos

    A Paz de Senhor

    Gostaria de parabenizá-los por sua ótima postagem enaltecendo e reconhecendo que os Católicos estão se renovando na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Nossa Igreja Católica Apostólica Romana completa a mesma idade numérica ao ano em que estamos, isto porque ela foi FUNDADA pelo Proprio Jesus Cristo e se iniciou no exato momento em que São Pedro se levantou e fez a sua primeira pregação convertendo mais de 5 mil homens de uma só vez, acontecimento histórico que marca o Dia de PENTECOSTES, o dia do nascimento da Igreja na prática, pois a partir deste momento o Espírito Santo que desceu em Pentecostes guiou e conduziu os homens escolhidos por Deus para dar prosseguimento aos seus planos neste mundo. Lamentavelmente a divisão desta Igreja não fazia parte de seus planos, isto foi a cizânia do inimigo para enfraquecer o povo de Deus, mas não continuará assim por muito tempo, pois o tempo do fim se aproxima.

    A Pratica de Pentecostes sempre foi visível na Igreja desde o seu início e a Igreja não seria Igreja sem a presença do Espírito de Deus, logo Ele jamais abandonou a Igreja segundo a promessa de Cristo e mesmo que os homens tenham esfriado a busca pelo verdadeiro Pentecostes, Ele sempre esteve vivo e presente dentro da Igreja Católica, pois todos os Santos testemunham a manisfestação dos Dons extraordinários do Espírito de Deus, logo comprovando a sua presença ativa mesmo que silenciosa dentro da Igreja, neste caso, a RCC não plageia ninguém, uma vez que o Pentecostes se manifestou bem antes na Igreja Católica e se alguém plageia alguém ou copia, são os evangélicos pois simplesmente repetem os Atos dos Apóstolos que é a narração de como os primeiros Católicos agiam e rezavam no início da Igreja e isto só acontece porque estes primeiros Católicos escreveram seus relatos que se tornaram um livro inspirado chamado Bíblia que cada evangélico lê todos os dias, logo nada mais fazem que imitar ou melhor dizendo, agem como deveriam agir os Catolicos sempre, pois fazem aquilo que os Católicos faziam no passado e se nós deixamos o Espírito Agir hoje com mais poder se deve ao fato de que os ultimos dias estão chegando e as profecias de Joel também devem se completar em breve e até que todo ser vivo na face da terra não experimente este novo derramamento do Espírito como em Pentecostes e todo homem tenha conhecimento do nome do Senhor Jesus, não virá o FIM. E para que isto aconteça será necessário que haja um só rebanho e um só Pastor e o nosso unico Pastor é JESUS, quem com ele ajunta terá parte em seu Reino e quem com Ele não ajunta não terá direito a estar presente com Ele em seu Reino.

    Até lá já não existirão mais irmãos separados, porque assim é a vontade do Pai... "Para que todos sejam UM oh Pai assim como somos UM...". (João 17)

    Que Deus vos abençoe irmãos, o Pai vos aguarda de braços abertos. E assim como todo servo fiel receberá a sua recompensa, não se esqueça que a Bem aventurada Virgem Maria também receberá o seu Galardão segundo as suas obras nesta terra.

    Que Deus seja Louvado

    Paz de Cristo.

    presentepravoce

    ResponderExcluir
  4. Irmãozinho abençoado vai estuda melhor! A renovação carismatica não surgiu pra reerguer a igreja foi o espirito santo que inspirou jovens catolicos nos EUA mais eles estavam submissos a igreja tanto é que se a igreja não aprovasse a experiencia deles eles não iam seguir em frente! mas encontraram apoio nos domumentos da igreja! somos submissos ao papa, nossos grupos de oração não substituem a missa dominical e não somos uma igreja paralela dentro da igreja catolica tanto é que somos conduzidos a pragar nos grupos a doutrina da igreja baseada na palavra! somos um movimento e não uma igreja dentro da igreja catolica! aconselho a vc ler o livro "como um novo pentecostes" de Patty Mansfild e entendera como tdo começou e diminuira as besteiras q escreveu! obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Rezemos por esta fase difícil da Igreja, que volte o latim!!!

    ResponderExcluir
  6. Como podemos discutir com um reformista protestante que domina esta blog...católicos de verdade não apoiam reformistas, mas tem zelo, sabor, amor pela Igreja católica e os frutos que dela nascem. RCC é um anseio do Espírito para Igreja. RCC trouxe-me um afeto mais profundo pela Eucaristia, a Palavra os Sacramentos e a Devoção...Não era de rezar nem ler a palavra, nem de ir a Missa com frequência. RCC deu um novo ruma a minha fé que estava apagada.

    ResponderExcluir
  7. a paz de cristo e o amor de maria pra vc alexandre
    em primeiro lugar fico triste por seu descaso com o evangelismo e que em vez de ajudar dende destruir a quem o procura.
    depois a rcc não imita ou tenta imitar qualquer outra igrejas pentecostais, pra sua informação o movimento pentecostal da igreja católica é mais velho que muitas igrejas ditas pentecostais como ex: a assembleia de deus, e por igrejas protestantes não são pentecostais, apenas a católica é de fato, porque o pentecostes quando aconteceu em atos 2 foi a igreja católica que se originou daí e não uma ou outra inventada, pra vc vê até eu posso abrir uma "igreja pentecostal fogo do fogo, quer participar? vc e seu dízimo serão bem vindos"
    irmão pesquise sobre algo antes de falar...
    fique na santa paz.
    jairo cardozo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...