terça-feira, 20 de julho de 2010

OS PRESBITERIANOS

Uma tentativa de implantar o protestantismo reformado na Escócia deu-se com George Wishart, que havia estudado na frança. Foi condenado à morte na fogueira, em 1546.

A implantação da reforma na Escócia deve-se a João Knox, que esteve em Genebra como refugiado, tendo sido aluno de João Calvino. Knox retornou à Escócia em 1559. Em 1560, o Parlamento adotou oficialmente a fé reformada, abolindo o catolicismo. Knox e outros prepararam uma declaração de fé, a Confissão Escocessa (1560). Nas ilhas britânicas, o protestantismo reformado passou a ser deniminado "presbiterianismo", o que significa uma rejeição ao regime episcopal.

No entanto, de 1561 a 1567, a Escócia foi governada por Maria Stuart, rainha Católica. Com a morte de knox, o presbiterianismo escocês foi liderado por Andrew Melville (1545 - 1622), que também havia sido refugiado na Suíça. Os sucessores de Maria Stuart não foram Católicos, mas procuram impor a Escócia o anglicanismo.

No século XVII, o rei Carlos tentou impor o anglicanismo e sua liturgia na Escõcia, todavia, o rei encontrou ressistência mesmo na Inglaterra. Ao convocar a eleição de um novo Parlamento na Inglaterra, consagrou-se a maioria puritana (Na Revolução Puritana, o Parlamento suprimiu o Episcopalismo. Foram mortos o rei Carlos -Decapitado- e o Arcebispo Laud, de Catuária). Nesse periodo, o Parlamento convocou a assembleia de Westminster (1643-1648), que redigiu a Confissão de Fé e os Catecismos maior e breve de Westminster, documentos que se tornariam padrão doutrinário principal do presbiterianismo no mundo. Os presbiterianos fizeram um pacto nacional ficando conhecido como covenantes, ou seja, pactuantes, no século XVII. Enfim, em 1689, o presbiterianismo estabeleceu-se de modo definitivo.



PRESBITERIANISMO NO BRASIL



A inserção do presbiterianismo no Brasil vincula-se ao missionário Ashbel Green Simonton (1833 - 1867). Simonton desembarcou no Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859, prodedente dos EUA, enviado pelas Igrejas Presbiterianas dos Estados Unidos da América.

Em 25 de julho de 1860, chegou ao Brasil o Reverendo Alexander Blackford (1829 - 1890), cunhado de Simonton, com sua família. Em 1861 Simonton visitou colônias de alemães no Estado de São Paulo, tendo providenciado a vinda do missionário Francis Joseph Scheider (1832 - 1910), que segou em dezembro, para atender a esses colônos.

Simonton e Sheider organizaram a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro em 1862, pastoreada por Simonton até 1867, ano em que faleceu.



Fonte: Curso de História da Igreja de Carlos Jeremias Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...