terça-feira, 27 de julho de 2010

OS BATISTAS

Em 1608, em virtude de perseguição aos grupos separatistas na Inglaterra, Jhon Smyth (1554 - 1612) e Thomas Helwys refugiaram-se na Holanda. No ano seguinte, Smyth adotou a doutrina do "batismo de crentes". Smyth realizou seu próprio batismo, passando a batizar outras pessoas, formando, em seguida, uma comunidade de 38 membros. Dessa forma iniciou-se a Igreja Batista, embora não com essa denominação. Ademais, os primeiros batismos foram por aspersão

Smith faleceu em 1612, holanda. Uma parte da comunidade holandesa uniu-se à Igreja Menomita, mas Helwys regressou a Inglaterra como remanescente dessa comunidade. Nesse mesmo ano, 1612, Helwys e Jhon Murton organizaram, em Spitalfields, na periferia de Londres, uma Igreja Batista com dez membros. Em 1626, os batistas na inglaterra já somavam 150 pessoas, em cinci igrejas, e, em 1660, o número de igrejas na Inglaterra atingia 131.

Os batistas oriundos do avivamento de Smyth foram denominados "batistas gerais". Adotaram a teologia arminiana. Os "batistas particulares", de orientação teológica calvinista, surgiram em Londres, em 1630, separando-se do congrecionalismo.

No século XVI, foram elaboradas algumas confissões de fé pelos batistas inglesses, como a Primeira Confissão de Fé de Londres (1644) e a Segunda Confissão de Londres (1689). Uma das principais caracteristicas das igrejas batistas aparece nessas confissões, o "batismo de crentes". A Confissão de 1644 sustenta que o batismo só é feito para os que têm fé.


OS BATISTAS NO BRASIL

Por força da Guerra Civil Americana ocorrida nos Estados Unidos em 1865, os os cidadãos dos Estados Unidos começam a buscar outras terras onde pudessem tentar a vida.

Em 1871, os Batistas emigrados dos Estados Unidos organizam a Primeira Igreja Batista do Brasil em Santa Bárbara d'Oeste. Anos mais tarde, em 1879, outro grupo de emigrados americanos fazem surgir a segunda Igreja Batista em solo brasileiro em Santa Bárbara d'Oeste, no Bairro da Estação, onde atualmente se localiza a cidade de Americana.

Enquanto isto, no Recife o Missionário Batista William Buck Bagby converte um Sacerdote Romano, Antonio Teixeira de Albuquerque. Após a conversão, Teixeira de Albuquerque tentou refugiar-se em Maceió, sua terra natal, mas, diante da perseguição romana, acode-se em Capivari, no Estado de São Paulo. Vindo a conhecer os Batistas em Santa Bárbara d'Oeste, aceita o Batismo, é ordenado como Pastor Batista e ajuda a comandar a evangelização que se iniciava entre brasileiros, franceses, ingleses e americanos. Os Batistas de então, em Santa Bárbara d'Oeste, se unem para solicitar a Junta de Richmond, dos Estados Unidos, o envio de missionários ao Brasil. Em razão do trabalho de evangelização intenso que já realizavam entre os nativos, percebem a abertura dos brasileiros para receberem o evangelho. Logo em 1881 chegam, William Buck Bagby e Ana Luther Bagby; Zacarias Taylor e Katarin Taylor. Os primeiros missionários são recebidos em Santa Bárbara d'Oeste e logo filiam-se à Igreja Batista existente e começam a estudar a língua portuguesa, tendo Antonio Teixeira de Albuquerque como professor.

Pouco tardou para que os dois casais de missionários americanos, unindo-se a Antonio Teixeira de Albuquerque rumassem para o Estado da Bahia, onde em 1882, com cartas de transferência das igrejas em Santa Bárbara d'Oeste, organizaram a Primeira Igreja Batista em Salvador. Em um ano aquela igreja já contava 70 membros, vale lembrar que a cidade de Salvador também possuia uma comunidade de imigrantes americanos que fugiram da Guerra de Secessão. O Pastor Antonio Teixeira de Albuquerque, casado, rumou para Maceió, onde organiza a Primeira Igreja Batista e prega para seus pais. A vida de Teixeira de Albuquerque foi curta, vindo a falecer aos 46 anos de idade. O Brasil não resiste as pressões sociais e políticas, internas e externas, vendo capitular o Império, sendo proclamada a República, em 1889. Nela a liberdade religiosa estava consagrada na Constituição, ainda que, por enquanto, apenas no papel. A influência evangélica era forte em todas as grandes decisões da nação, incluindo a libertação dos escravos, em 1888.

De Salvador, os missionários seguiram para outras capitais, plantando igrejas. De volta a São Paulo, com outros missionários recém-chegados foram organizando outras novas igrejas a partir de 1899 em São Paulo, Jundiaí, Santos, Campinas, São José dos Campos. Já em 1904 eram 7 Igrejas Batistas no Estado de São Paulo. Essas, reunindo-se em Jundiaí, organizaram em 1904 a Convenção Batista do Estado de São Paulo, então chamada de União Baptista Paulistana. Em 1914, eclode a Primeira Guerra Mundial, que faria ferver até 1918 toda a Europa. A Europa, destruída, vê muitos de seus habitantes saírem em busca de novas terras. O Brasil, e, principalmente o Estado de São Paulo, com um grande avanço na agricultura, (café, cana de açúcar e cereais) torna-se alvo de muitos desses europeus. Fugindo da guerra, aportam por aqui muitos protestantes, somaram-se a eles as dezenas de casais de missionários americanos que continuavam chegando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...