terça-feira, 2 de novembro de 2010

Igreja Ortodoxa ou Igrejas Ortodoxas?

Para os católicos romanos, a partir de sua própria visão de Igreja, ou pelo menos a que lhes fora ensinada, é importante sabe que a Igreja Ortodoxa é a única estrutura juridicamente organizada, "similar" à Igreja Católica Romana. Por isto é comum se dizer: “ambos (ortodoxos e católicos) são a mesma coisa”.

O Papa João Paulo II disse em sua Carta Apostólica "Orientale Lumen" de 02 de maio de 1995:

Visto que, de fato, acreditamos que a veneranda e antiga tradição das Igrejas Orientais é parte integrante do patrimônio da Igreja de Cristo, a primeira necessidade para os católicos é conhecê-la para se poderem nutrir dela e, na maneira possível a cada um, favorecer o processo da unidade.

Os nossos irmãos orientais católicos têm viva consciência de que são os portadores, juntamente com os irmãos ortodoxos, desta tradição. É necessário que também os filhos da Igreja Católica de tradição latina possam conhecer em plenitude este tesouro e sentir assim, juntamente com o Papa, a paixão por que seja restituída à Igreja e ao mundo a manifestação plena da catolicidade da Igreja, que não se exprime apenas por uma única tradição, nem tampouco por uma comunidade contra a outra; e para que também a todos nós seja concedido saborear plenamente aquele patrimônio divinamente revelado e indiviso da Igreja universal , que se conserva e cresce na vida tanto das Igrejas do Oriente como das do Ocidente.

No entanto, apesar das recomendações do Papa João Paulo II, existe na América Latina uma grande ignorância (mesmo entre Padres e até entre Bispos) do que é a Igreja Ortodoxa, sua irmã original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...