sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cristãos egípcios celebram o Natal copta nesta sexta-feira

Os cristãos egípcios celebram nesta sexta-feira (7) o Natal copta, após festejos realizados na noite desta quinta-feira (6) sem incidentes, apesar do temor gerado depois do atentado contra uma igreja na semana passada, que provocou a morte de 23 pessoas.

A calma reina nas ruas das cidades do Egito, onde é feriado nacional. Na sede do Patriarcado copta na catedral de Abassiya, no Cairo, foi celebrada na noite de quinta-feira a Missa do Galo, liderada pelo papa Shenouda 3º, que prestou homenagem às vítimas do ataque contra a igreja dos Santos, em Alexandria.

- Quero chorar por nossos filhos em Alexandria e em muitos outros países onde foram martirizados; inocentes que não fizeram nada. Também quero enviar minhas condolências aos nossos filhos em Naga Hammadi, já que passou um ano desde sua morte.

O pontífice se referia ao massacre de 6 de janeiro do ano passado, na localidade de Naga Hammadi, no sul do Egito, onde nove pessoas - oito delas cristãs - foram assassinadas a tiros quando saíam de uma igreja após assistir à missa do galo, que marca o começo do Natal ortodoxo.

Papa Shenouda 3º também agradeceu ao presidente Hosni Mubarak por sua solidariedade, já que o líder do país "fez com que o Natal fosse um dia nacional para todos os egípcios".

A cerimônia, celebrada em meio a um amplo esquema de segurança, compareceram fiéis cristãos e muçulmanos, além de 12 ministros e estrelas de cinema e TV do Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...